dicas-site planet-iris

Sua íris muito além das cores

A íris é uma fina estrutura circular colorida dos olhos dos olhos que controla o diâmetro das pupilas e, com isso, a quantidade de luz que atingirá a retina. É um tecido fibrovascular pigmentado, conhecido como estroma. Por baixo deste tecidos estão as células epiteliais pigmentadas, juntamente com toda a estrutura que se conecta aos músculos que controlam a dimensão da pupila.
É a íris que define a cor dos olhos. Mas, além da cor, existe alguma diferença entre a íris das pessoas? Foi essa curiosidade que fez com que o professor de física e fotógrafo Suren Manvelyan iniciasse um projeto de fotografia registrando com lente macro a íris de alunos e amigos.
Lente fotográfica do tipo macro são geralmente usadas para registrar, em detalhes, elementos muito pequenos, como insetos e plantas. No ensaio produzido por Suren, usada para fotografar olhos, o resultado foi surpreendente. “Eu não tinha noção da aparência complicada que a íris tem de tão perto. Todos os dias vemos centenas de olhos, mas nem notamos sua bela estrutura, que parece até a superfície de um planeta desconhecido”, declarou o fotógrafo.
2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 115

Comentários no Facebook