dicas-site-planet-apple

Apple planeja óculos inteligentes

Depois da Google e da Snapchat, agora é a vez da Apple se aventurar na criação de óculos inteligentes. Segundo a Bloomberg Technology, os óculos seriam capazes de se conectar ao iPhone sem a necessidade de fios, além de exibirem imagens no campo de visão do usuário, com a possibilidade de que isso seja feito por realidade aumentada.
A informação é de que fornecedores de materiais estão sendo contatados e de que alguns testes têm sido feitos para que os óculos inteligentes cheguem ao mercado em 2018. Otimista, não é? No entanto, antes que qualquer esperança se forme, é válido lembrar que não é incomum a Apple testar e analisar muito seus produtos e o mercado antes de lançar inovações – como aconteceu com o iPad, do qual se ouviu falar no início dos anos 2000, mas que só chegou ao público quase dez anos depois.

Antecessores
O campo dos óculos inteligentes já foi explorado algumas vezes – com e sem sucesso. O Google Glass, por exemplo, foi um projeto que não deu certo.

glassLançado em 2014, o gadget foi intitulado de “um dos melhores inventos” do ano. A promessa era de que os óculos acabariam com o mau hábito das pessoas estarem sempre olhando para o celular, mas logo descobriu-se o inferno no paraíso. A câmera causou incômodo, com a polêmica de que expunha as pessoas por começarem a filmar sem aviso visível, e a bateria durava pouco. A tecnologia de realidade aumentada, por sua vez, que projetava as imagens digitais sobre o ambiente físico, foi considerada insegura no trânsito. O preço também foi um agravante na rejeição, e, em janeiro de 2015, a Google declarou que suspenderia a venda dos óculos inteligentes e que eles seriam repensados e voltariam ao mercado em uma nova versão.

snapl Os criadores do Snapchat, por outro lado, tiveram mais sucesso. Quando foram anunciados, os óculos inteligentes Spectacles foram um pouco desacreditados pela crítica, apesar da promessa de que seriam divertidos e que completariam a experiência no aplicativo. Agora que foi lançado, o gadget parece mesmo legal, além de estilosos. O Spectacles está sendo vendido em três opções de cores – coral, preto e verde-água – e tem um formato bem mais “usável” do que o modelo concorrente da Google, que chegou até a render apelidos aos seus usuários. Os componentes do aparelho estão escondidos na armação. A câmera possui um círculo de LED que se ativa para as gravações (que duram até 30 segundos) e melhoram a qualidade das imagens a noite. Quando a câmera está ativa, uma luz de LED se acende para avisar que está gravando.
Diferente do Google Glass, o Spectacles não fornece ao usuário nenhuma interação além da captação de imagens sem a necessidade de usar diretamente a câmera do celular.
Comprar ainda não é possível – não no Brasil, pelo menos. Os óculos possuem quantidade limitada e começaram a ser vendidos no começo de novembro apenas em lojas próximas à sede do Snapcht, nos EUA, pela bagatela de US$129,95. Não há previsão de chegada a outros países.

Comentários no Facebook